Marcio Macedo participa do 24º Grito da Terra Brasil e anuncia medidas de apoio à agricultura familiar

Marcio Macedo participa do 24º Grito da Terra Brasil e anuncia medidas de apoio à agricultura familiar

Nesta semana, Brasília foi palco do 24º Grito da Terra Brasil, um evento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). A mobilização reuniu cerca de dez mil pequenos e médios produtores de todo o país, com o objetivo de reivindicar políticas públicas voltadas para a reforma agrária, valorização da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, além de outras demandas cruciais para o setor agrícola.

O evento contou com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, que, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou importantes medidas de apoio à agricultura familiar e à juventude do campo. Em seu discurso, Macedo destacou a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um espaço institucional específico para a juventude rural dentro do governo. “Anunciei, ao lado do ministro Paulo Teixeira, algumas medidas do governo federal de apoio à agricultura familiar e à juventude do campo. Foi estabelecido um grupo de trabalho para criar um espaço institucional, dentro do governo e da Secretaria-Geral para a juventude do campo”, afirmou o ministro.

As demandas apresentadas pelos agricultores familiares em abril foram reiteradas durante o evento e obtiveram resposta do governo federal. Entre as propostas destacadas, está o aumento dos recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa estimular a agricultura familiar e garantir o acesso a uma alimentação saudável por meio da compra direta da produção dos agricultores familiares, sem necessidade de licitação.

Além disso, a pauta do evento incluiu uma série de outras reivindicações, como a valorização da agroecologia, políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, regulamentação da lei de pagamento por serviços ambientais, inclusão produtiva e fomento, orçamento, combate ao uso de agrotóxicos e políticas diferenciadas para a agricultura familiar. Também foram discutidas melhorias no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Outro ponto importante abordado no 24º Grito da Terra Brasil foram as políticas sociais e alimentares, com ênfase na sustentabilidade e na produção de alimentos saudáveis para a população. Demandas sobre assistência técnica e extensão rural, essenciais para a melhoria da qualidade de vida no campo, também foram apresentadas.

A participação do ministro Marcio Macedo no evento reflete o compromisso do governo federal em atender às necessidades dos trabalhadores rurais e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Brasil.