Voluntariamente, este site garante espaço para prefeitura de Gararu se defender de matéria sobre índices elevados de analfabetismo no município

Voluntariamente, este site garante espaço para prefeitura de Gararu se defender de matéria sobre índices elevados de analfabetismo no município

Diante de matéria jornalística veiculada neste site, na última terça-feira, 21, a respeito do elevado índice de analfabetismo apresentado pelo município de Gararu, o qual vem sendo gerido por uma gestão em que apresentamos algumas falhas de gestão na educação, inclusive com crianças estudando improvisadas em uma garagem, em condições inapropriadas ao ensino.

Em razão disso, fomos procurados por sua assessoria de comunicação, a qual nos solicitou espaço para veicular uma nota com tentativa de explicação sobre a denuncia. Segue o link da matéria que veivulamos anteriormente: https://ffnoticias.com.br/gararu-e-lider-em-analfabetismo

Por isso, democraticamente, segue o inteiro teor da nota expedida pela gestão liderada pela prefeita Zete de Janjão:

 

 

"Prefeitura esclarece: Analfabetismo não atinge crianças de Gararu

Uma nota veiculada erroneamente na imprensa sergipana tenta atribuir à gestão municipal de Gararu, representada pela prefeita Zete de Janjão (PSD), a culpa pela taxa de analfabetismo registrada no município e observada em índices que vieram a público recentemente.

Acontece que os números divulgados não esclarecem que a taxa de analfabetismo do município é fruto da falta de incrementos às políticas educacionais de inclusão dos jovens e adultos à escola e da permanência na sala de aula nas últimas décadas. Ou seja: São questões que fogem do limite da atual administração, que recém completou três anos no início de 2024.

Quando o assunto é a alfabetização de crianças, Gararu vem apresentando uma evolução satisfatória, segundo dados das próprias avaliações de Fluência e do Saese, considerados os principais indicativos educacionais do país.

No ano de 2023, Gararu foi o 2º município do estado a apresentar variação no índice de fluência, atingindo 109,2%. Essa estatística mede o nível de habilidade dos alunos em compreender e interpretar textos, refletindo diretamente na qualidade do ensino oferecido em uma região.

Os últimos três anos têm sido de constantes transformações em Gararu e a educação é uma das áreas mais afetadas e que mais recebeu investimentos a fim de sanar problemas, principalmente, de infraestrutura. Nesse período, passaram pelo processo de reforma e ampliação as unidades de ensino Dr. Oliveira Ribeiro (Lagoa Rasa); Maria da Conceição (Várzea Nova); Elysio Araújo (Palestina) e Maria Saovelina (São Mateus). Já a Escola Municipal Miguel Resende, do Povoado Lagoa do Porco, está em ritmo acelerado e deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. 

Nestes locais também foram acrescentados a climatização das salas de aula, a readequação das cozinhas e banheiros, a implantação de internet fibra óptica em todas as escolas e a efetivação do Diário Eletrônico.

Ao tempo em que destinava esforços para a reestruturação da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino, a prefeitura deu início ao fortalecimento da merenda escolar dos estudantes e ao planejamento de novas metas para o sucesso do ensino público em Gararu."